Qual o valor da indenização do seguro em caso de perda total?

A Terceira Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) fixou por meio do REsp 1.943.335 importante baliza referente ao valor da indenização do seguro em caso de perda total.

Conforme o REsp 1.943.335, em caso de perda total, a indenização do seguro só corresponderá ao montante integral da apólice se o valor do bem, no momento do sinistro, não for menor, em face do contido nos arts. 778 e 781 do Código Civil.



Leia também sobre: Qual o prazo de prescrição de ação por descumprimento de contrato de seguro?

O que dizem os artigos citados?

Art. 778. Nos seguros de dano, a garantia prometida não pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato, sob pena do disposto no art. 766 , e sem prejuízo da ação penal que no caso couber.

Art. 781. A indenização não pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento do sinistro, e, em hipótese alguma, o limite máximo da garantia fixado na apólice, salvo em caso de mora do segurador.

Pontos importantes da decisão?

  • De acordo com o art. 778 do CC/02: Nos seguros de dano, a garantia prometida não pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento da conclusão do contrato. Por outro lado, o art. 781 do mesmo diploma legal determina que a indenização securitária não pode ultrapassar o valor do interesse segurado no momento do sinistro, e, em hipótese alguma, o limite máximo da garantia fixado na apólice, salvo em caso de mora do segurador.
  • Conjugando essas duas regras, tem-se que o valor atribuído ao bem segurado no momento da contratação é apenas um primeiro limite para a indenização securitária, uma vez que, de ordinário, corresponde ao valor da apólice. Como segundo limite se apresenta o valor do bem segurado no momento do sinistro, pois é esse valor que representa, de fato, o prejuízo sofrido em caso de destruição do bem.
  • Assim, nas hipóteses de perda total do bem segurado, o valor da indenização só corresponderá ao montante integral da apólice se o valor segurado, no momento do sinistro, não for menor.

Leia também sobre: Lei torna obrigatória a preservação do sigilo sobre a condição de pessoa que vive com infecção por alguns vírus

Que bom que você chegou até aqui!

Está estudando para obter êxito no Exame da Ordem?

Diminua o tempo de sua aprovação por meio de um estudo eficiente, com a resolução de questões de provas anteriores e cronograma de estudos!

Para mais conteúdo sobre o direito continue acessando https://noticiasdoconsumidoroficial.blogspot.com/

Comentários